Últimas notícias

31/05/2016 15h03 - Atualizado em 31/05/2016 15h30 Paraíba deve registrar 260 casos de câncer de boca em 2016, estima Inca

Lei Antifumo (Foto: Reprodução/TV Fronteira) A Paraíba deve registrar 260 casos de câncer de boca em 2016, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Uma pesquisa do instituto indica que o tabaco é um dos principais agentes causadores da doença. O cigarro também provoca a redução do colesterol bom (HDL), aumento da acidez do estômago, acelera o envelhecimento celular e aumenta em até três vezes as chances de AVC, de acordo com o dentista Vicente Pacheco. Esta terça-feira (31) marca o Dia Mundial sem Tabaco.
Segundo Vicente, “seja sob a forma de cigarro, charuto ou o tabaco mascado, ​os usuários ​têm maiores chances de desenvolver doenças na boca e em demais partes do organismo. O uso da substância pode aumentar de 10 a 20 vezes a incidência de doenças na boca”.
Entre os problemas mais comuns apontados pelo especialista estão as doenças na gengiva e o mau hálito. Ele reforça que “o tabaco diminui a imunidade do organismo, tanto sistêmica quanto local, prejudicando a cicatrização das feridas, abrindo portas para que as bactérias oportunistas presentes na cavidade bucal se reproduzam estabelecendo vários problemas na região”.
Prevenção
De acordo com Vicente, para evitar esses problemas, o ideal seria evitar o fumo, mas, também é possível fazer o autoexame, principalmente pessoas com mais de 40 anos que ingerem bebidas alcoólicas ou fazem uso de cigarro. Em frente ao espelho, com boa iluminação, deve-se palpar e inspecionar visualmente bochecha, lábios, língua, assoalho bucal e palato. “No mais, o hábito regular de escovar os dentes, passar o fio dental, higienizar a língua, usar enxaguatórios bucais e frequentar o dentista a cada seis meses visam a prevenção do estabelecimento das doenças bucais desde as mais simples às mais complexas”, completa.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!